Dicas!
Queremos sempre proporcionar experiências incríveis, então preparamos algumas dicas de como aproveitar melhor esse paraíso!
Quando ir?
O litoral oriental do Maranhão possui duas estações características ao longo do ano. A chuvosa, de fevereiro a maio, e a seca, de junho a janeiro. Após a estação chuvosa o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses apresenta seu mais belo cenário, pois as lagoas entre as dunas estão cheias.
​
Conforme o período seco avança as lagoas secam pouco a pouco, chegando em novembro com o nível bem baixo. Mas é bom deixar claro, isso tudo depende do regime de chuva do ano, portanto, é sempre bom buscar informações com a Pousada.
​
O melhor período para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses vai de maio a setembro, mas a unidade está aberta a visitação o ano inteiro, de segunda a segunda.
Como chegar?
Os aeroportos com voos comerciais mais próximos são os de São Luiz/MA (SLZ) e Parnaíba/PI (PHB).
​
As principais cidades que dão acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão, mas há acesso também por Humberto de Campos e Primeira Cruz.
​
Barreirinhas – O principal acesso é pela rodovia MA-402, com asfalto em boas condições de tráfego. A cidade possui estrutura para hospedagem e alimentação e várias agências de turismo proporcionam passeios para o Parque Nacional e outros atrativos, como o passeio de lancha para a foz do Rio Preguiças e o boia-cross no rio Formiga.
Para aqueles que buscam mais aventura, outra rota de acesso é via Paulino Neves/MA. Esse trecho faz parte da Rota das Emoções, roteiro turístico que tem início no Ceará, cruza o litoral Piauiense e termina no Maranhão. Nessa rota é possível visitar 3 unidades de conservação federais: Parque Nacional de Jericoacoara, Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
O acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses a partir de Barreirinhas começa com a travessia do rio Preguiças de balsa. Daí em diante apenas veículos com tração 4x4 equipados com snorkell seguem viagem.
Fique ligadx!
-Antes de iniciar seu passeio no interior do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, atente-se a algumas questões fundamentais para garantir seu conforto, segurança e potencializar sua experiência de visitação:
​
-Mantenha-se hidratado durante todo o passeio! Lembre-se sempre de levar água mineral ou outros hidratantes para o passeio, todos os veículos credenciados são obrigados a fornecer caixa térmica com gelo.
-O passeio tem duração média de 04 horas, portanto, leve também um pequeno lanche leve, preferencialmente frutas frescas e sanduíches.
​
-Use filtro solar ou proteja-se do sol com roupas leves de cores claras e chapeu ou boné. A região dos Lençóis Maranhenses fica a 02º da linha do equador e por isso apresenta alta incidência de raios solares durante todo o ano.
​
-E lembre-se: não é permitido a utilização de bronzeadores, clareadores de pelo, óleos corporais e produtos de higiene nas lagoas e rios do Parque Nacional, colabore com a manutenção da qualidade da água das lagoas!
​
-Não há banheiros públicos nem venda de alimentos e bebidas no interior do Parque Nacional.
​
-Para sua própria segurança e dos ambientes protegidos, siga sempre as orientações do Condutor de Visitantes e da sinalização do Parque Nacional.
-Traga seu lixo de volta
​
-Deixe cada coisa em seu lugar. Tire apenas fotografias, deixe apenas suas pegadas, mate apenas o tempo e leve apenas suas memórias.
​
- Respeite os animais e as plantas
-É proibido a venda, porte e consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas no Parque Nacional.
Fonte: icmbio.gov.br